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Este questionário faz parte do estudo e trabalho do psicólogo norueguês Dan Olweus, docente da Universidade de Bergen. O pesquisador estuda conflitos entre alunos em ambiente escolar, observou que os episódios de bullying são repetitivos, intencional e em muitos casos existe um desequilíbrio de poder entre a vítima e o agressor.
Utiliza-se esses instrumentos em seus estudos e treinamentos com o objetivo de detectar e prevenir o comportamento de bullying. Segundo pesquisas este questionário possui boa validade para utilização:
Revised Olweus Bully Victim Questionnaire (OBVQ) (OLWEUS, 1996) foi o instrumento que apresentou melhor propriedade psicométrica. O OBVQ foi traduzido para o Brasil como Questionário de Bullying de Olweus (QBO) (GONÇALVES et al., 2016). QBO foi utilizado em estudos descritivos no Brasil (FISHER et al., 2010) e o constructo das versões do QBO – versão vítima e versão agressor foram avaliados, recentemente, por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI) para modelos politômicos (GONÇALVES et al., 2016). Logo, evidenciou-se no estudo que os itens com alto poder de discriminação para vítimas e agressores foram relacionados a comentários prejudiciais, perseguições ou ameaças e a confiabilidade, considerando o constructo unidimensional, foi satisfatória (alfa de Cronbach acima de 0,80 para todos os itens). Como próxima etapa das evidências de validação, o estudo recomendou a avaliação de fatores e de critério das versões do QBO (GONÇALVES et al., 2016).
Texto em citação de Simone Thais Vizini Evidencias de Validação do Questionário de Bullying de Olwes versão vítima e agressor para adolescentes brasileiros.
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