Descrição
Os ditados populares são de origem desconhecida e sem data de criação. São frases ditas de geração a geração com significado abstrato, ou seja, o ditado possui uma mensagem que faz refletir e possuem sabedoria popular (reflete uma maneira de agir, de pensar comum e um conselho prático, por exemplo).
O objetivo do baralho é auxiliar no mapeamento básico de compreensão linguística no sentido oculto dos ditados. Pode-se analisar se a pessoa tem a capacidade de abstração ou a tendência ao concreto. Ou seja, se a pessoa irá responder ao aspecto literal da frase ou a mensagem que este quer dizer. Esta análise sinaliza se há um bom funcionamento de algumas funções cognitivas. Pois, um paciente com déficits cognitivos, psicopatologia e disfunções neurológicas pode ter dificuldade em responder o significado oculto destes ditados. Algumas funções que são utilizadas para interpretação dos ditados populares: atenção, memória de trabalho, memória semântica, pensamento abstrato verbal, generalização, funções linguísticas e produção para reportar uma resposta.
Material de Apoio: Durante o processo de utilização do baralho você terá um material de apoio para mensurar as respostas e um caderno de possíveis respostas para as frases.
Público Alvo: Pode ser utilizado em crianças a idosos, pessoas com esquizofrenia, idosos em processo de demência e outros.
Modo de uso: Apresente ao paciente os ditados e, logo a seguir, poderá ler ou solicitar que seja lido e perguntar o que este significa depois.
Avaliações
Não há avaliações ainda.